terça-feira, 7 de agosto de 2012

A verdadeira sabedoria está em Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 30 de julho de 2012
A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 6,33-37.

"Um coração aberto e dócil à ação do Espírito é essencial nesta caminhada", diz Márcio Mendes
Foto: Maria Andréa

É muito difícil caminhar com a angústia de não conhecer o caminho e com a possibilidade de estarmos perdidos, pois isso pode nos expor a muitos perigos. Quando permitimos que isso aconteça em nossa vida, não podemos estar sozinhos. Mais do que isso, não podemos escolher qualquer pessoa para estar ao nosso lado nesses momentos.

Tudo isso que estamos falando tem um nome: sabedoria. Mas o saber, do qual falamos, é muito mais difícil de obter do que parece, porque os problemas e perigos do mundo não são apenas becos escuros ou caminhos perigosos.


O primeiro sentimento que surge, em nosso coração, é o medo e a insegurança. A linha entre a prudência e a insegurança é muito tênue, por isso não podemos deixar a cautela de lado, mas também precisamos ser audaciosos, pois já fomos libertos por Jesus Cristo.


Um coração aberto e dócil à ação do Espírito é essencial nesta caminhada. Deus fala nos fatos, seja por um conselho amigo ou a experiência de pessoas que já passaram por situações semelhantes.


Existe uma unção do Espírito Santo que nos leva infalivelmente ao bem e ao acerto, desde que ela seja escutada. Então, se ouvirmos este soprar do Espírito, iremos evitar uma infinidade de problemas e dificuldades que poderiam nos abater.


Seguir Deus é querer o que Ele quer e rejeitar tudo aquilo que não vem d'Ele. Mas antes de assumir isso, é preciso conhecer e saber compreender Sua Palavra. A melhor forma de discernir isso é confrontar sua intuição com a Palavra de Deus. Se você encontrar subsídios nela para sustentar as suas intuições, desde que seja a real compreensão da Palavra, então você estará amparado pelo Pai.


A porta da felicidade é estreita e é indispensável que nós a encontremos. Por isso, não há verdadeira sabedoria para aquele que está longe de Deus, pois a Palavra já vem nos mostrar que Ele é o único caminho, verdade e vida.


Não pare diante das suas dificuldades. Talvez, hoje, você não tenha facilidade em ler a Bíblia e fazer seu estudo, mas, mesmo assim, não permita que isso o afasta de Deus. Compense essa dificuldade com uma virtude. Se você não compreende, então, aprenda a ouvir e esteja próximo de pessoas sábias que possam guiá-lo.


O amor do próximo, sem o amor de Deus, é como uma planta sem raiz que, em pouco tempo, irá morrer. Alguém que ama Deus é cercado de amor. O temor que a Palavra nos apresenta nada mais é do que o medo de estar longe d'Aquele que deve ser o seu maior amor.


Se, hoje, você se sente vacilante, não tenha medo. Deseje o bem e a sabedoria, aproxime-se de Deus por meio da oração sincera. A sua sinceridade é o maior diálogo que você pode manter com o Pai. Quando somos sinceros com Ele, seja nas nossas qualidades ou defeitos, permitimo-nos experimentar o Seu amor.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: